Hemerson Vieira com baixo casteli no clube do malteCom influências do gospel, blues, pop e rock, iniciou na música ainda na adolescência, tocando violão e baixo elétrico na igreja. Começou sua profissionalização estudando com os baixistas Glauco Solter e Éber Araújo. Estudou no Conservatório de MPB de Curitiba e participou de oficinas tendo aulas com Arismar do Espírito Santo, Cizão Machado e Yuri Daniel.

A partir de então, passou a tocar em bandas, lecionar e gravar nos principais estúdios de Curitiba. Tocou com Saul Trumpet, Endrigo Bettega, Marinho Brazil, André Hernandez, Kadu Lambach, Edilson Botelho, Davi Fantazzini, Decio Caetano, Igor Prado, Omar Coleman, Orquestra da PUC/PR entre outros.

No ano de 2005 foi diretor da Escola de Música Dom Maior.

Em 2006, criou o projeto Café Com Música, dando workshops de Prática de Banda, direcionados para grupos musicais das igrejas.

Em 2008 foi convidado a tocar com o grupo Louvanza na Feira Mundial Expo Zaragoza (Espanha). No ano seguinte, voltou à Espanha com o Louvanza para se apresentar e dar workshops em Burgos, Bilbao e Zaragoza.

Toca na banda de rock AURAS desde 2009, com a qual gravou o CD intitulado ”New Generation”, pela Frontiers Records, lançado em 2010 na Europa, Estados Unidos e Japão. Através da mesma gravadora, gravou para o ex-vocalista do TOTO, Fergie Frederiksen, a música “Lyin’ Eyes”, do álbum Hapiness Is the Road (2011).

No final de 2011, retornou à Espanha para lecionar na ECAZ – Escuela Cristiana de Artes de Zaragoza – e para ser diretor musical do Coro Gospel de Zaragoza.

No ano de 2012, com a Decio Caetano Blues Band, fez as turnês da cantora Deitra Farr e do guitarrista Guy King (ambos de Chicago).

Tocou em 2013 com a cantora Nívea Soares no Congresso Livres em Curitiba e com o cantor canadense Yzra em suas apresentações no Brasil. Gravou em Macaé/RJ o cd ao vivo ”40 anos de Poesias & Canções” de Edilson Botelho. Ainda em 2013, sob a regência do maestro americano Camp Kirkland, tocou no Canal da Música com a Big Band Doxology, da qual é o baixista há 4 anos.

No ano de 2014 formou o Hemerson Vieira Trio, grupo instrumental que mescla o jazz com pop e black-music. Nesse ano, gravou o EP da Doxology Big Band, com a qual se apresentou em Havana, Cuba. Ainda em 2014, foi convidado a tocar na 31ª Feira Internacional da Música – EXPOMUSIC, no stand da Creation FD Pedalboard.

Em 2015, a convite dos luthiers Tom Castelli e Paulo José da Silva, foi chamado para ser o consultor de desenvolvimento dos baixos Castelli.

No ano de 2016 em parceria com o baterista Edi Tolotti, criou a Grooving Escola de Música, onde também é coordenador pedagógico e professor de baixo elétrico. Nesse mesmo ano, ao lado do blues man Ricardo Maranhão e de Luciano Trentin, formou o Ricardo Maranhão Trio. Paralelamente em 2017 integrou a banda de Rogério Cordoni e o Thiago Monteiro Trio.